21 Nov

Homilética é a matéria da Teologia que se dedica ao preparo e a entrega da palavra de Deus através de um discurso religioso, chamado de prédica, pregação ou sermão.

Ela determina a melhor forma de comunicar a palavra de Deus de maneira compreensível a quem escuta, cuidando para que a essência da verdade bíblica não se perca nesse processo.

Alguns pensam que a Homilética é uma maneira formal e fria de se pregar. Outros acham que é o embelezamento do discurso com prejuízo do conteúdo – ledo engado, mero preconceito!

A Homilética nos regra para que mantenhamos o foco central da mensagem bíblica que colhemos ao estudar as Escrituras, utilizando a poderosa ferramenta Hermenêutica Bíblica para corretamente interpretarmos o texto escolhido da Palavra, analisado à luz da verdadeira Teologia.

Sem as regras da Homilética nosso discurso seria uma mistura de informações desconexas que, apesar de tentarmos transmitir verdades eternas, não seriam compreendidas pela igreja.

Uma das premissas que a Homilética ensina é que não devemos tentar pregar o estudo bíblico que realizamos, ou seja, o resultado de nossa pesquisa e análise do texto das Escrituras, pois isto redundaria em um fracasso na comunicação da Palavra de Deus, devido esse estudo não estar organizado como uma disposição lógica e compreensível de uma mensagem.

Para sermos bem sucedidos na comunicação das nossas descobertas na Bíblia devemos antes formatar esses estudos como uma pregação, uma exposição coerente dos nossos pensamentos.

É para isto que serve a Homilética!